Laboratório Imune


 (35)99931-8738   |   0800 647 8120   |   RESULTADOS

Celebre com proteção! Cuidados com saúde sexual durante o carnaval

17/02/2024

Cuide da sua saúde sexual, adotando medidas preventivas para garantir que cada momento de festa seja acompanhado de responsabilidade e bem-estar.

undefined

Com o Carnaval se aproximando, é crucial direcionar atenção aos cuidados necessários com a saúde sexual. Em meio à euforia festiva, é fundamental adotar medidas preventivas para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo o HIV. 


Prevenção e Cuidados contra DSTs

Durante o Carnaval, destaca-se a importância do uso correto de preservativos como uma barreira eficaz contra infecções sexualmente transmissíveis. A realização prévia de exames de DSTs antes das festividades revela uma abordagem proativa, permitindo que você e seus parceiros celebrem com responsabilidade.

A vacinação contra hepatite B e HPV oferece uma camada adicional de proteção, integrando essas medidas preventivas para uma celebração que respeita a saúde sexual.

Promover um diálogo aberto sobre saúde sexual com parceiros é fundamental para uma abordagem conjunta na prevenção. A realização de testes regulares, mesmo na ausência de sintomas, é uma estratégia saudável para detectar e tratar precocemente, contribuindo para a prevenção e proteção.

 

Sintomas de DSTs

No que diz respeito aos sintomas das DSTs, é crucial estar ciente das manifestações mais comuns. O HIV pode não apresentar sintomas imediatos, mas sinais como febre, fadiga, dores musculares, ínguas e erupções cutâneas podem surgir. A sífilis manifesta-se por meio de feridas indolores, manchas na pele, febre e mal-estar geral. As DSTs como gonorreia e clamídia, muitas vezes assintomáticas, podem causar dor ao urinar, corrimento anormal e, em casos graves, complicações nos órgãos reprodutivos. 

A importância da realização regular de exames não pode ser subestimada. Essa prática possibilita o diagnóstico precoce, favorecendo um tratamento eficaz e evitando complicações de saúde. Além disso, a testagem regular contribui para a quebra do estigma associado às DSTs, promovendo uma cultura de cuidado com a saúde sexual. Proteger-se durante o Carnaval não apenas resguarda o indivíduo, mas também contribui para a prevenção da transmissão de DSTs na comunidade, assegurando um Carnaval seguro e promovendo uma vida sexual saudável a longo prazo.

 

Para saber mais sobre o DSTs e cuidados convidamos você a visitar : https://www.tjdft.jus.br/informacoesdicasdesaudedesaudecarnaval